domingo, 25 de outubro de 2009

Ide e fazei discípulos... onde estão os discípulos?

“A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo”.
Oswald Smith

Autor: Arildo Gomes

Você já parou para pensar em quem é o maior interessado na EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO? Seriam os missionários transculturais? As agências missionárias? Os pastores? Todos os crentes em Jesus?

Aprendemos com a Bíblia Sagrada que o maior interessado na evangelização do mundo é o próprio DEUS. O texto bíblico em João 3:16 (NVI) diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. O amor de Deus pela humanidade foi o ponto de partida para toda a obra de redenção que Ele mesmo providenciou desde a fundação do mundo (Ap 13:8).

Não é a igreja, nem os obreiros, os pastores ou os líderes os mais interessados em fazer com que as pessoas perdidas e sem esperança de vida eterna se tornem participantes efetivas da graça, do perdão e das bênçãos divinas. Tudo isso parte do próprio Deus.

É Ele quem gera dentro de nós o desejo de evangelizar as almas perdidas. É ele quem nos impulsiona, nos encoraja e nos garante os meios para que essa obra divina seja executada com sucesso. Nunca se esqueça disso: O maior interessado na evangelização do mundo é o próprio Deus.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” Jo 3:17.

Se o maior interessado na evangelização do mundo é o próprio Deus, então por que nos importarmos com isso? Nós não poderíamos ficar esperando que Deus fizesse o seu trabalho e nos deixasse apenas desfrutando dos seus agrados? A essa pergunta a Bíblia também responde. Acompanhe comigo os seguintes textos:



Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...” Mt 28:19-20

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Mc 16:15-16

Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Jo 20:21

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. At 1:8

Percebeu?
Na Bíblia, nos trechos que lemos, Deus, inspirando cada escritor a registrar tais palavras, usa alguns verbos na sua fala, o que indica ação, tomada de atitude. Se preferir, releia cada texto com cuidado e você encontrará expressões que dizem sobre: Ir, fazer, batizar, ensinar, pregar, enviar e testemunhar.

Precisamos nos importar, sim, com a obra de evangelização do mundo porque, entre outros motivos, é uma ordem de Jesus. Fazer discípulos não é uma opção que cada crente pode escolher entre fazer e não fazer, isso é impossível! É algo de que não podemos fugir, nem nos esconder.

Ao fim de sete dias a palavra do Senhor veio a mim: ‘Filho do homem’, disse ele, ‘eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência. Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre dessa culpa’”. Ezequiel 3:17-19

Quando nos referimos a evangelização do mundo, estamos falando da Missão de Deus em mostrar ao mundo que Ele, por Seu amor, “... estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados...” (II Co 5:19), trazendo assim salvação a todo aquele que crer.

O próprio Jesus quando veio à Terra como homem, percorria as cidades e povoados anunciando as boas-novas de salvação a todas as pessoas que encontrava. “... começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mt 4:17

Essa missão passou a ser nossa (da Igreja) a partir do “Ide” de Jesus! (Mt 28:19; Mc 16:15; Jo 20:21; At 1:8)

Você alguma vez já ouviu falar da Grande Comissão? A Grande Comissão é isso: Uma missão compartilhada.
É quando Deus, em Sua plena soberania, compartilha conosco Sua missão de salvar o mundo.

Finalmente, precisamos entender que a evangelização do mundo não deve ser um peso para aqueles que estão em Cristo; mas cumprir a Missão é na verdade um grande privilégio que Deus confiou apenas a nós, a Sua Igreja.
Portanto, não se cale. Aprenda mais sobre como você pode cumprir a suprema tarefa da Igreja que partiu do coração de Deus para o mundo.

2 comentários:

  1. Belo texto, Arildo este já levei para o PC@maral e vou publicar tipo que já.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, meu querido. Que Deus te abençoe!
    Ah! Inclusive você nos deu até uma nova sugestão de título. Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails